
As oficinas do Espaço Núcleo Cupinzeiro são ministradas pelos músicos do Núcleo, já com 18 anos de existência!
São aulas semanais, coletivas, em grupos pequenos.
Uma vez por mês, aos sábados, todas as oficinas se encontram para a Prática Coletiva, momento em que todxs podem tocar e cantar juntxs!
Para este primeiro semestre abriremos vagas para canto, violão, cavaquinho, percussão e pandeiro.
Início do semestre: 4 de março

OFICINAS DE MÚSICA
Inscrições
Escolha a sua oficina abaixo, clique em inscrição e veja as condições de pagamento. Valores acessíveis! INSCRIÇÕES ATÉ 28 de fevereiro!
Cavaquinho - quartas 20h
Professor Lucas Arantes
O propósito da oficina é o aprendizado do acompanhamento, cifras, levadas e a prática em grupo. O repertório será formado por sambas comuns para todas as oficinas e estilos representativos no panorama popular.
Requisitos: Ter e levar o cavaquinho na oficina.
O que levar: Além do cavaquinho, o estudante deve levar um caderno, um lápis e uma borracha para anotações.
Direcionada a todos os públicos a partir de 7 anos.
Violão - sábados 8h30
Professor André Ribeiro
A proposta da oficina é desenvolver o conhecimento do instrumento através do repertório de samba e choro. Serão trabalhadas batidas de samba, progressões harmônicas, condução de baixo e fraseado. O repertório será composto em sua maioria de sambas, passando também pelo choro e seus subgêneros.
Requisitos: Ter e levar o violão na oficina.
O que levar: Além do violão, o estudante deve levar um caderno, um lápis e uma borracha para anotações. Direcionada a todos os públicos a partir de 12 anos.
Canto - terças 17:30h
Professora Anabela, músico acompanhante Lucas Arantes
A proposta da oficina é que cada um realize uma investigação pessoal com a sua própria voz. A dinâmica das aulas será sempre baseada em aquecimentos, exercícios técnicos, cantos coletivos e individuais. O repertório será composto de alguns sambas (comuns para todas as oficinas) e também canções de outros estilos da música popular. Direcionada à todos os públicos a partir de 14 anos.
Pandeiro - segundas 18h
Professor Roberto Amaral
O propósito da oficina é a vivência e a exploração da pluralidade rítmica do instrumento de forma descontraída. Direcionada a todos os públicos, a prática abordará temas como: postura, afinação, timbragem e técnicas, além da contextualização cronológica dos grandes ícones. O repertório será formado por sambas comuns para todas as oficinas e estilos representativos no panorama popular. Direcionado a todos os públicos a partir de 12 anos.
Percussão - quintas: 15h* e 19h
* 15h - turma infantil de 8 à 15 anos
Professor Edu Guimarães
A oficina pretende trabalhar as diversas vertentes do samba, (samba de terreiro, partido alto, samba enredo…) com suas claves (levadas) e instrumentações: agogô, tamborim, prato e faca, reco-reco, surdo, ganzá... a fim de criar um núcleo percussivo como base de uma roda de samba. Trabalharemos em grupo as principais atividades que são de suma importância para um bom desenvolvimento da roda: a escuta, dinâmica, técnica de cada instrumento, funções de estrutura onde cada instrumento tem seu papel. Direcionado a todos os públicos a partir de 14 anos.
.png)
